Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Cisnes

cisnecisne2cisne4

Descendentes dos cisnes selvagens da Europa, não se sabe em que região se realizou a domesticação, sabe-se que a mesma ocorreu, provavelmente, na idade média.
Os filhotes nascem cobertos de penugem e podem sair nadando pouco depois de nascidos. As asas e penas de vôo demoram para crescer. Os ninhos são feitos perto da água, as vezes na terra úmida, ou buracos. antes de por os ovos a femea arranca a penugem da barriga e do peito para forrar o ninho e esconder os ovos.
É a femea quem choca os ovos, o macho normalmente fica de guarda, defendendo o ninho de predadores, porem após o nascimento dos filhotes ele ajuda a tomar conta.
Quando se sentem ameaçados atiram o pescoço para trás, levantam as asas e avançam contra o inimigo, se estiverem na água nadam em grande velocidade com os dois pés ao mesmo tempo, roncam e assobiam. As pancadas das asas são fortíssimas e podem causar a morte do intruso.
Dependendo da variedade, os cisnes normalmente chegam a um metro e meio de comprimento.
A variedade Branco, tem origem na Europa e na Ásia.
Cisne Negro tem o pescoço mais comprido que o corpo, com isso tem mais facilidade para alcançar sua comida em baixo d´água sem precisar mergulhar todo o corpo, porem são ótimos mergulhadores quando precisam se defender de inimigos. Voam muito bem e muito rapidamente, são lentos no andar.
O acasalamento dos cisnes normalmente acontece na água, o macho e a femea nadam juntos e mergulham a cabeça e o pescoço na água por várias vezes seguidas. Ficam de frente um para o outro, se esticam tanto levantando o peito e abrindo as asas, que quase saem da água, monogâmicos, os casais não se separam mais até morrerem.
Os cisnes tem vida longa, alguns estudiosos alegam que eles podem chegar a cem anos. Na época de reprodução, os cisnes ficam mais agressivos, o cisne Negro, um pouco mais calmo que o cisne Branco, ajuda a femea a chocar os ovos.
O cisne Negro é originário da Austrália e da Tasmânia. Caso o piso não seja adequado, os cisnes podem criar calos na sola dos pés, o que causa grande incômodo, podendo chegar a sangrar causando uma infecção que pode levá-los a morte.
Os cisnes costumam levar os filhotes recém-nascidos para “nadar” trepados nas suas costas, escondidos debaixo das asas.

Leave a reply