Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Codornas

No Brasil é muito comum a criação de Codornas pela facilidade e baixo investimento.As codornas podem ser criadas em espaços livres ou em gaiolas, na proporção de um macho para três fêmeas e chegam a botar 300 ovos por ano, dependendo do manejo. Esses ovos podem ser destinados à reprodução ou para consumo humano, cuja comercialização é bastante grande.

 

As codornas ficam adultas com 45 dias de idade, com essa mesma idade são encaminhadas para o abate, caso a criação seja para esse fim, se a finalidade for a reprodução, a partir daí faz-se o aproveitamento dos ovos.

 

As codornas devem viver em temperatura ambiente, porém deve-se ter cuidado com a umidade. Por ser uma ave altamente rústica e muito produtiva, ocupando pouco espaço, pode-se fazer uma criação integrada com outros animais.

 

Deve-se observar a altura dos bebedouros e comedouros para essas aves para evitar que elas não alcancem os alimentos e a água.

 

Seus ovos têm sabor semelhante aos ovos de galinha, menos colesterol e segundo dizem, é afrodisíaco.

 

Os ovos destinados à incubação devem ser selecionados e levados à incubadora no prazo máximo de 10 dias de armazenagem em local seco e fresco. Ovos com casca defeituosa ou tamanho indesejado devem ser descartados da incubação e encaminhados para consumo.

 

O esterco das codornas também tem grande aceitação no mercado para utilização em hortas e pomares.

 

O período de incubação dos ovos de codorna é de 16 a 17 dias.

codornas

Leave a reply