Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Faisões

faisaoprelatus1 faisaopalawan1 Faisao_Venerado

 

O faisão é uma obra de arte com penas. Originário da Ásia, é conhecido pela exótica beleza das plumagem no mundo inteiro.

Dele tudo se aproveita – penas, ovos, carne que é muito saborosa, e o esterco, ótimo fertilizante.

 

Ariscos e desconfiados, os faisões são classificados em dois grupos: corte e ornamentais.

 

Mesmo sendo resistente, o faisão exige cuidados como qualquer outra criação, principalmente os ornamentais, mais exóticos são mais sensíveis além do cuidado que é preciso ter com as penas. Dependendo da variedade , um casal de faisões é perfeitamente criado em um viveiro de 3m x 2 m, essas medidas poderão ser alteradas em função do tamanho da cauda dos machos, pois dentre as 30 variedades da raça, alguns machos tem a cauda mais comprida que outros.

 

Os faisões ornamentais são muito sensíveis a umidade , portanto o local em que serão criados deve ser sempre limpo e seco;

 

As fêmeas ornamentais são consideradas adultas e aptas para reprodução entre 1 e 2 anos, dependendo da variedade.

 

A alimentação é igual a das galinhas e ou faisões para corte, ou seja, ração para pintos, para os faisõezinhos recém-nascidos, ração de crescimento para a fase de desenvolvimento, ração de postura para as aves em fase de reprodução e ração de manutenção para as aves adultas fora de reprodução e se possível verduras à vontade.

 

As doenças a que estão sujeitos, também são as mesmas das galinhas, sendo assim, a vacinação segue a mesma tabela.

 

A incubação dos ovos é de 22 a 27 dias, dependendo da variedade, por exemplo: os ovos do faisão Dourado eclodem em 22 dias, os do Elliot em 25 dias, já o faisão Mikado nascem os filhotes em 27 dias.

 

Por ser uma ave selvagem, algumas fêmeas não chocam em cativeiro, quando isso acontece os ovos devem ser armazenados até 10 dias, sempre com a ponta mais fina para baixo, em local seco e arejado, para serem colocados em incubadoras ou em amas, isto é, mães adotivas, outra ave que esteja choca, por exemplo galinhas caipiras. As garnizés são excelentes amas.

 

A média de eclosão dos ovos é de 60% e a quantidade de ovos que uma faisoa ornamental bota por ano é a de aproximadamente 20 ovos, no período de setembro a janeiro.

 

Na época de reprodução os machos ficam mais bonitos, a plumagem fica mais colorida e vistosa e realizam um balé de corte à fêmea muito bonito.

 

Algumas variedades da raça, pertencente ao grupo de exóticos ornamentais.

 

LADY

DOURADO

CANÁRIO

VENERADO

NEPAL

PRATEADO

EPERONIER

SATYR TRAGOPAN

TEMMINCK

SEVINHOE´S

ORELHUDO BROWN

ORELHUDO BRANCO

ORELHUDO AZUL

PRELATUS

RESPLANDECENTE

ELLIOT

MIKADO

SWINHOE´S

Leave a reply