Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Perdizes

perdizcalifornia

 

As perdizes são muito apreciadas como aves ornamentais e também pela sua carne muito saborosa. As variedades mais conhecidas no Brasil são a Perdiz Chuckar, a Perdiz da Califórnia e a Perdiz Portuguesa.

 

De manejo simples, essas aves rústicas necessitam de viveiro telado, com piso de areia e não necessitam de poleiros. A cobertura dos viveiros também deve ser telada pois elas podem voar e fugir. Duas aves por metro quadrado é um espaço ideal para se começar a criação.

Alimentam-se com ração de galinhas, de acordo com as fases de idade. A vacinação e a vermifugação também são importantes.

 

O período de reprodução das perdizes é de setembro a dezembro, sendo que cada fêmea põe de 40 a 50 ovos em cada período reprodutivo e os filhotes nascem após 23 dias de incubação. Galinhas garnizés ou chocadeiras elétricas são indicadas para quem quer criar esse tipo de ave. Ficam adultos aos 6 meses de idade.

 

Atualmente é possível encontrar perdizes em criações de aves ornamentais.

 

Quando se sente ameaçada, pois é uma ave muito desconfiada e arisca, corre muito e se esconde ficando imobilizada, até se sentir segura para sair do esconderijo.

Dentro dos viveiros devem, ser colocados ninhos, comedouro e bebedouros, os quais devem ser monitorados frequentemente mantendo-se as condições de higiene necessárias.

 

A escolha de bons reprodutores e matrizes é muito importante para o sucesso de qualquer criação de aves. Quando for escolher as matrizes veja se a ave apresenta-se sadia e com a plumagem perfeita. Verifique a procedência da ave e dê preferência para as mais espertas, com penas brilhantes. Devem-se evitar cruzamentos consanguíneos, pois estes podem diminuir a qualidade de sua criação. Perdizes são cada vez mais freqüentes em criadouros, pois estão cada vez mais ornamentando propriedades, bem como a carne está sendo muito procurada por restaurantes finos, motivo pelo qual a produção cresceu e estas aves que antes normalmente era importadas, hoje são encontradas com facilidade e qualidade.

Leave a reply