Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Pombos

foto991

 

Os pombos pertencem a uma ordem de aves- COLUMBIFORMES – que reúne aproximadamente 300 espécies em todo o mundo.

 

Alimentam-se com grãos, frutas, sementes , quando adultos . Os filhotes são alimentados pelos pais, que regurgitam o alimento em seus bicos.

 

Para fazer os ninhos, machos e fêmeas trabalham juntos buscando gravetos, folhas, palha e penas.

 

Nesses ninhos a fêmea bota os ovos ( dois), que são chocados por 17 dias a contar da data de postura do segundo ovo. Os filhotes nascem sem penas ou plumas (implumes) e não saem do ninho, são totalmente dependentes dos pais para se aquecerem e se alimentarem.

 

Algumas variedades, segundo pesquisadores, hoje já não existem, outras já não são puras, pois são resultados de cruzamentos com outras raças.

O pombo é uma ave amiga de seu criador, fiel ao pombal onde nasce e possuidor de rara beleza em algumas variedades.

Essas aves podem ser criadas confinadas (fechadas em pombal), semi- confinadas ( soltas por um período do dia ) ou em liberdade total entrando e saindo do viveiro quando quiserem.

 

O pombal deve ter uma parte telada e outra parte coberta, também deve ter pelo menos duas laterais fechadas para corte de ventos fortes. Os ninhos devem ser caixinhas de madeira, com anteparos para que não caia a palha do ninho, podem ser usadas também vasilhas de barro com palha ou maravalha (material seco).

 

Após o acasalamento ( dois ou três dias) a fêmea bota o primeiro ovo, após um dia de intervalo, bota o segundo ovo e começa o choco.

 

Após 17 dias nascem os filhotes ( borrachos) , são alimentados pelos pais que regorgitam o alimento no bico dos filhotes várias vezes ao dia, até 30 dias de idade.

 

Quando os filhotes começam a sair do ninho, aprendem a comer sozinhos, porém sob a supervisão dos pais que complementam a alimentação.

 

A média de reprodução dessas aves é de 6 posturas anuais. São considerados adultos aproximadamente com 5 ou 6 meses de vida, porém algumas variedades só estarão aptos para reprodução com 8 meses de idade.

 

São aves granívoras, os grãos mais utilizados são o milho, o trigo , o arroz, a soja, a lentilha, a aveia, o centeio, porém as verduras também são muito bem vindas, uma tigelinha com um pouco de sal também é bem aceita. Água sempre limpa é imprescindível.

 

Higiene significa sucesso em qualquer criação, portanto remova os excrementos regularmente.

 

Toda a ave que adoecer, deve ser separada das outras para receber tratamento e não contaminar as demais.

 

Os pombos podem ser atacados por parasitas ( piolhos, percevejos) que podem levá-los à morte, portanto é necessário que as aves sejam constantemente examinadas, para que tais problemas sejam evitados.

 

Animais fortes sadios são sinônimo de boa reprodução.

 

Algumas variedades de pombos encontradas em criadores especializados

 

POMBO APUNHALADO

POMBO DE NUREMBERG

POMBO CORREIO

POMBO CAMBALHOTA

POMBO CAPUCHINHO

POMBO CARRIER

POMBO FRIZADO OU CACHEADO

POMBO RABO DE LEQUE

POMBO PAPO DE VENTO

POMBO ROMANO

POMBO STRASSER

POMBO TAMBOR

POMBO KING

Leave a reply